Sabe o que é a matriz BCG?

27 de julho de 2016 | Por Redação 3dev.

Utilizar de ferramentas gerenciais é uma iniciativa que vai trazer vantagens para sua empresa. Colocar as estratégias no papel facilita a visualização das ideias e a tomada de decisões. Um recurso poderoso para isso na hora de analisar a performance dos seus produtos e serviços é a Matriz BCG, ideal para identificar o que gera mais ou menos retorno, com muito ou pouco esforço.

Neste post, veremos como você pode aplicá-la e como ela pode te ajudar.

O que é a Matriz BCG?

A Matriz BCG é uma ferramenta gerencial dividida em dois eixos: taxa de crescimento do mercado e participação do produto no mercado. O resultado dessa organização nos mostra 4 categorias de produtos: abacaxis, vacas leiteiras, pontos de interrogação e estrelas:

Diagrama da matriz BCG

Agora, vamos entender como classificar seus produtos e serviços.

Vacas leiteiras

São os produtos já consagrados, que oferecem alto retorno sem demandar muito esforço de venda e marketing por parte de sua empresa. Nessa categoria, porém, a taxa de crescimento ainda é baixa. Por se tratar de um produto altamente rentável, é interessante trabalhar para que seu portfólio se enquadre aqui.

Estrelas

Aqui estão os produtos que dão bastante lucro, mas por conta da alta taxa de crescimento, vai precisar de mais esforço no marketing e dedicação da equipe de vendas.

Pontos de interrogação

São produtos e serviços que ainda não dão lucro desejado, ainda que a empresa esteja investindo em presença no mercado. Geralmente são produtos recém-lançados ou em fase de apresentação ao consumidor. Dependendo de seu desempenho, serão estrelas ou abacaxis.

Abacaxis

Além de não apresentarem a rentabilidade desejada, demandam um alto nível de investimento da empresa. Nessa categoria, é preciso analisar profundamente sobre esse produto/serviço para reverter o quadro ou ainda, descontinuá-lo, caso não haja solução.

Mas e depois de classificar os produtos? O que fazer?

É importante observar que a Matriz BCG deve acompanhar a evolução do seu mercado. Não basta posicionar seus produtos e deixá-los inalterados no quadro. Defina um intervalo de tempo para analisar o desempenho de cada um e movê-los entre os quadrantes adequados ao momento.

Geralmente, um produto no início de sua vida útil fica como um ponto de interrogação, partindo para dois possíveis caminhos. Caso as vendas sejam positivas, o produto será deslocado para o quadrante das estrelas, podendo se tornar uma vaca leiteira quando consolidar-se no mercado e garantir a aprovação do público consumidor.

Em caso de atuação negativa no mercado, o produto vai para o quadrante dos abacaxis, entrando em estado de alerta para que a empresa defina uma estratégia de reação para alavancar as vendas e começar a adquirir algum retorno.

É possível que um produto pule do ponto de interrogação no seu estágio inicial direto para uma vaca leiteira, mas esse é um caso muito raro de acontecer. Vale ressaltar que você não deve relaxar e tirar os olhos dos seus produtos no estágio mais positivo da Matriz BCG. Os quadrantes retratam o mercado e funcionam como um ciclo indefinido, ou seja, um mesmo produto pode caminhar por diversas vezes em todos os quadrantes.

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