Daniela Cachich - Vice Presidente de Marketing da PepsiCo

Daniela Cachich – Vice Presidente de Marketing da PepsiCo

7 de Março de 2017 | Por Jéssica Melo

Formada em Administração pela Mackenzie e Propaganda e Marketing pela ESPM, Daniela deu seus primeiros passos na IBM Digital, logo depois tentou trabalhar em algumas agências, mas não deu muito certo, como ela mesma diz: “Trabalhei em uma agência e não gostei. Acabei ficando apenas um ano lá. Foi bom para perceber que não queria me dedicar a essa área”.

Não demorou muito para Daniela se destacar. Em apenas um ano e meio de trabalho, em uma indústria farmacêutica, recebeu uma proposta e foi trabalhar na Unilever. Ao liderar a campanha de 80 anos da multinacional britânica, assumiu o desafio de unificar centenas de marcas como Dove, Ades, OMO, entre outras, fazendo com que os brasileiros associassem os produtos ao grupo Unilever.

Daniela ocupava o cargo de diretora na multinacional quando surgiu um novo desafio: tornar conhecida no Brasil, uma das marcas mais importantes de cervejaria do mundo: Heineken. Você pode até pensar ” ah é a Heineken, deve ter sido fácil…”. Mas acredite, Daniela recebeu muitos “nãos” no começo, pois a marca não era conhecida no país. Houve também quem dissesse que era loucura abandonar um cargo de diretora na Unilever, para arriscar em uma marca que poderia ou não dar certo na terra tupiniquim, mas como você já deve ter percebido, Daniela adora desafios.

A estratégia dessa vez era ir para o lado contrário das empresas concorrentes. Se a empresa A ou B vendia cerveja, a Heineken venderia uma ideia, um sentimento. Um bom exemplo disso, foi dedicar boa parte do seu orçamento anual para o Rock in Rio. Apesar de ser arriscado, Daniela acreditava muito que daria certo, pois a sua ideia estava ligada a não ter preço ouvir a sua banda preferida, em um dos maiores eventos de música do mundo, tomando uma Heineken. Veja um outro exemplo de estratégia da marca com seu principal parceiro, a Champions League:

Nem precisamos dizer que as estratégias utilizadas conseguiram construir a imagem da Heineken no Brasil. Recentemente, Daniela começou a trabalhar como vice presidente de Marketing da PepsiCo. Aguardamos as novidades da nova empreitada na vida dessa mulher inspiradora.

Se você quiser conhecer um pouco mais da trajetória e principais desafios na carreira da Daniela ouça o Podcast no B9 

# # # # # #

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *